Brasil lidera a produção de cana-de-açúcar

O Brasil registrou um marco significativo na safra 2022/23

  • 14/11/2023 16:27
  • Ester Agroindustrial
  • Ester Agroindustrial

O Brasil, líder mundial na produção de cana-de-açúcar, registrou um marco significativo na safra 2022/23, com uma moagem totalizando 548,28 milhões de toneladas, em comparação com os 524,1 milhões de toneladas do ciclo anterior, representando um aumento notável de 4,61%, segundo dados da União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica). Essa conquista exige a implementação de soluções inovadoras para manter e aprimorar esse nível de produção. 

Segundo Álvaro Gottlieb, gerente de marketing de produto e inteligência de mercado da FertiSystem, o setor sucroenergético ainda está em fase de adequação a essas tecnologias, porém, "pode-se pontuar como as principais já em maior utilização pelos canavicultores, a telemetria e o controle dos processos mecânicos". Ele destaca, por exemplo, que uma dessas operações hoje, a adubação do canavial, pode se beneficiar diretamente do uso de novas soluções e ferramentas. 

Nos últimos anos, o setor desenvolveu práticas avançadas, incluindo a automação do planejamento e do processo de adubação. Atualmente, existem três métodos para acionar os dosadores de áudio durante as aplicações. O primeiro envolve a tração pelo rodado do trator, onde uma corrente transfere o torque da roda. O segundo método utiliza motores hidráulicos acionados pelo fluxo de óleo.  

O terceiro e mais inovador é o TXF MB, um motor elétrico da FertiSystem conectado diretamente à bateria do veículo. Esse sistema de baixa manutenção controla a rotação do eixo do dosador de adubo por meio de um motor elétrico, que é operado por um aplicativo de celular, oferecendo precisão e eficiência sem precedentes. 



0 Comentário(s)