MAPEAMENTO DOS AMBIENTES DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Confira!

  • 20/8/2020 09:56
  • Ester Agroindustrial
  • Usina Ester

Em parceria com o IDEA - Dr Cana, iniciamos no dia, 17/08, um importante projeto de Mapeamento dos Ambientes de Produção Agrícola da Ester Agroindustrial. Inicialmente as avaliações serão realizadas em 5.000ha e o trabalho consiste em análises e levantamentos no campo para apuração dos tipos de solo de cada fazenda, gerando a classificação e mapeamento dos ambientes de produção.

Conhecer as restrições e potencialidades do solo é fundamental para o sucesso da atividade e planejamento agrícola, principalmente em cenários competitivos e de clima desafiador. O mapa de solos é uma ferramenta que permite que a cultura expresse seu potencial, resultando em produtividade e rentabilidade.

O mapeamento permite otimizar e subsidiar o planejamento agrícola, considerando o zoneamento, melhor alocação das variedades, conservação e preparo adequado de solos, definição da época de plantio e colheita, sistematização de talhões, direcionamento de amostragem para fins de mapeamento de fertilidade e racionalização no uso de insumos.

A classificação de ambientes de produção deriva do mapeamento de solos e agrupa os diferentes tipos de acordo com suas características para que sejam aplicadas práticas de manejo de acordo com cada grupo. Isso facilita a análise e o planejamento a partir de vários fatores que compõem a formação do solo, como: condições físicas, químicas, morfológicas, hídricas e climáticas, que são determinantes para o manejo agrícola.

Através deste trabalho as regiões de lavouras são agrupadas segundo alguns componentes, resumidos em termos de profundidade do solo, textura (a proporção entre as quantidades de argila, silte e areia), fertilidade e disponibilidade de água.

A previsão de entrega e término do mapeamento é até dezembro/2020.


0 Comentário(s)