Açúcar pode aumentar autonomia de bateria para motor de carro elétrico

Uma única carga deve ser capaz de movimentar um veículo elétrico por quase mil quilômetros, sem necessidade de parada

  • 28/9/2021 09:36
  • Ester Agroindustrial
  • Ester Agroindustrial

Definitivamente açúcar é energia. Agora, também, capaz de aumentar a autonomia do motor de um carro elétrico. A constatação vem de um estudo publicado na revista científica Nature Communications.

Os pesquisadores descobriram que adicionar açúcar diminui a degradação das baterias feitas de lítio e enxofre e que as mesmas poderiam ser usadas na composição de motores para carros elétricos. Uma pitada do adoçante cria uma espécie de teia ao redor do eletrodo de enxofre, que permite que as baterias possam ser recarregadas pelo menos mil vezes.

De modo que com o açúcar, o eletrodo de enxofre positivo não enfraquece rapidamente nem fica inacessível ao lítio, como ocorria antes com esse tipo de bateria. Ao passo que, uma única carga, deve ser capaz de movimentar um veículo elétrico por quase mil quilômetros, sem necessidade de parada.

De acordo com o cientista Mainak Majumder, diretor do Monash Energy Institute, acredita que em menos de uma década a tecnologia que está sendo desenvolvida por eles poderá movimentar ônibus elétricos e caminhões por quase dois mil quilômetros sem precisar recarregar. 

Leia a notícia completa em jornalcana.com.br.


0 Comentário(s)