Pesquisador explica como mitigar os efeitos da quebra de safra na área agrícola

Ele também é professor e consultor em manejo de plantas daninhas

  • 20/5/2021 08:57
  • Ester Agroindustrial
  • Ester Agroindustrial

Com a safra 21/22 começando e uma previsão de quebra de safra anunciada, produtores de cana-de-açúcar e gestores de usinas buscam soluções para mitigar os efeitos dos potenciais prejuízos.

Como não há dúvida de que as tecnologias voltadas para a área agrícola contribuíram muito com o aumento de produtividade da cana nas últimas safras e é certo que na 21/22 elas serão essenciais para manter a sustentabilidade da produção, principalmente através da redução de custos esses recursos tecnológicos ganham importância ainda maior nesse início de safra.  

Mas para que esses bons resultados se concretizem, é preciso romper com os pragmatismos contrários ao uso das novas tecnologias. Essa é a opinião do professor, pesquisador e consultor em manejo de plantas daninhas, Pedro Christofoletti. Inclusive ele destaca uma dessas tecnologias. Trata-se de uma molécula usada para a gestão da matocompetição na cana.

Produzido pela Bayer, o Alion é um herbicida inovador que recentemente ampliou suas recomendações, com o aumento das indicações de uso para outras plantas daninhas, a partir de um faixa maior de dosagens por hectare, permitindo ao produtor mais possibilidades de manejo das plantas invasoras.  

"Mais de uma dezena de espécies de plantas daninhas são controladas com Alion, incluindo aquelas de difícil controle, que recentemente tem aumentado a sua incidência. As plantas daninhas frequentemente encontradas nos canaviais do Centro Sul e Nordeste canavieiros, são amplamente controladas pelo Alion 500 SC. Sendo que além de sinergia e especificidade de controle para algumas espécies de folhas estreitas, ocorre a extensão do período de controle, reduzindo escapes e os bancos de sementes de folhas estreitas e largas, enquanto o Alion age como efeito herbicida em plantios e socas úmidas", explica o professor.

Especialistas e usuário de usinas debatem fatos e mitos sobre o herbicida
Buscando esclarecer várias destas possibilidades para a proteção do canavial, um timaço de especialistas e usuários foi convidado para colaborar no entendimento sobre a adoção do Alion como tratamento herbicida tanto no Centro/Sul quanto no Norte/Nordeste durante uma Superlive que acontece na próxima quarta-feira, 19/5, às 19h.

Com o tema Alion, Amplamente Eficaz: Fatos e Mitos, a superlive terá as presenças de:

Caio Carbonari, professor e pesquisador da UNESP/Botucatu
Luis Gustavo Nunes, gerente de Desenvolvimento Agrícola da Usina Alta Mogiana
Paulo Donadoni, líder de desenvolvimento de mercado Brasil e América Latina para Cana da Bayer
Pedro Christofoletti, professor, pesquisador e consultor em manejo de plantas daninhas
Ricardo Delarco, engenheiro agrônomo e produtor de cana

Para participar basta entrar no link do canal do YouTube do JornalCana através desse link: bit.ly/alionfatosemitos.

ATENÇÃO! Participe também do sorteio de 5 inscrições para o Curso de Manejo Eficaz de Plantas Daninhas em Cana-de-Açúcar Ministrado pelo Professor Pedro Christoffoleti. Para isso, preencha o formulário clicando nesse link: https://go.bayer.com/BayerJornalCana


LINK: https://jornalcana.com.br/pesquisador-explica-como-mitigar-os-efeitos-da-quebra-de-safra-na-area-agricola/


0 Comentário(s)